A Seleção Brasileira já sabe quem enfrentará na segunda fase da Copa do Mundo de 2026. Após empatar por 1 a 1 com a Suécia, o Japão garantiu a segunda colocação do Grupo F e será o adversário da equipe comandada por Carlo Ancelotti no primeiro duelo eliminatório da competição.
O Brasil avançou como líder do Grupo C depois da vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, resultado que confirmou a equipe na primeira posição da chave.
Retrospecto é favorável à Seleção Brasileira
Brasil e Japão já se enfrentaram 15 vezes na história. O retrospecto aponta ampla vantagem brasileira, com 11 vitórias da Seleção, dois empates e duas vitórias dos japoneses. O triunfo mais recente do Japão aconteceu em outubro de 2025, quando venceu por 3 a 2 em amistoso disputado em Tóquio.
Em Copas do Mundo, porém, o histórico é totalmente favorável ao Brasil. O único encontro entre as equipes aconteceu na edição de 2006, na Alemanha, quando a Seleção venceu por 4 a 1, em partida válida pela fase de grupos. Na ocasião, a equipe japonesa era comandada pelo brasileiro Zico.
Jogo vale vaga nas oitavas
O confronto entre Brasil e Japão será disputado na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston. Quem vencer avança à fase seguinte da Copa do Mundo de 2026, enquanto o derrotado será eliminado do torneio.
A expectativa é de mais um desafio para a equipe de Carlo Ancelotti, que chega embalada após liderar seu grupo e contar novamente com Neymar, recuperado de lesão e já utilizado na última rodada da fase de grupos.







