Goiás registra 166 mortes por doenças respiratórias em 2026 e acende alerta na saúde
Estado já soma mais de 3,3 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave; crianças e idosos estão entre os mais afetados
Goiás ultrapassa 3 mil casos de SRAG
Goiás já contabiliza 166 mortes provocadas por doenças respiratórias em 2026, segundo dados atualizados nesta quarta-feira (6) pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.
Ao todo, o estado registrou 3.359 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) desde o início do ano. Os números envolvem 1.784 homens e 1.575 mulheres diagnosticados com a doença.
Crianças pequenas lideram número de casos
A faixa etária mais atingida pela SRAG em Goiás é a de crianças com menos de dois anos. Segundo os dados oficiais, 1.455 bebês já foram diagnosticados com a síndrome respiratória.
Os idosos com mais de 60 anos aparecem logo em seguida, com 595 registros.
Especialistas alertam que extremos de idade seguem sendo os grupos mais vulneráveis às complicações respiratórias.
Mortes atingem principalmente idosos
Quando analisados os óbitos confirmados, os idosos lideram com ampla diferença. Das 166 mortes registradas:
- 106 foram de pessoas com mais de 60 anos;
- 15 de bebês com menos de dois anos;
- Outras mortes foram distribuídas entre diferentes faixas etárias.
Os dados também apontam equilíbrio entre os sexos:
- 84 mulheres morreram;
- 82 homens perderam a vida em decorrência das complicações respiratórias.
Maioria dos casos envolve outros vírus respiratórios
Entre os diagnósticos registrados:
- 1.342 casos foram atribuídos a outros vírus respiratórios;
- 242 foram causados por Influenza;
- 60 por Covid-19;
- 532 seguem em investigação;
- 1.179 não tiveram origem identificada.
Nos óbitos, a maior parte também não teve agente etiológico definido oficialmente.
Anápolis lidera número de mortes
Entre os municípios goianos, Anápolis aparece como a cidade com maior número de mortes por SRAG em 2026, com 67 registros.
Na sequência estão:
- Goiânia: 25 mortes;
- Aparecida de Goiânia: 8 mortes;
- Trindade: 6 mortes.
Os municípios de Corumbá de Goiás e Gameleira de Goiás também aparecem entre os mais impactados proporcionalmente.
Goiás segue em emergência de saúde pública
Diante do avanço dos casos respiratórios, o governo estadual decretou situação de emergência em saúde pública no último dia 15 de abril.
A medida foi adotada após o aumento expressivo de internações e mortes relacionadas às síndromes respiratórias no estado.







