Terminal Praça A entra em reforma a partir deste sábado (12)
Previsão é que as obras terminem até o dia 30 de dezembro
A partir deste sábado (12), o Terminal Praça A, em Campinas, Goiânia, entra em reforma e o atendimento aos passageiros será feito em um terminal temporário, montado na Avenida Anhanguera, próximo ao Teatro da FacUnicamps. A nova estrutura fica a cerca de 350m do terminal original, no sentido Padre Pelágio – Centro. A previsão é que as obras terminem até o dia 30 de dezembro.
Durante o período, os ônibus que atendem a região vão operar com embarque e desembarque em plataformas provisórias. As três primeiras plataformas serão exclusivas para desembarque, com exceção das linhas do Eixo Anhanguera, que vão parar na Estação Hemocentro. As demais plataformas atenderão o embarque das linhas comuns, com sinalização para orientar os usuários. As linhas 113 e 118 terão embarque para Goianira do outro lado da Anhanguera, em frente ao terminal temporário.
O trânsito na região será afetado. O trecho da Rua 220, no Setor Coimbra, que liga à Avenida 24 de Outubro, ficará fechado. A via será usada para manobra dos ônibus, o que muda o trajeto de várias linhas.
As linhas 011, 015, 171, 401, 403, 911, 915 e 938 sairão do terminal provisório pela Anhanguera, darão a volta na Praça A e seguirão pela Rua 210. Já as linhas 023, 176 e 400 vão passar pela Av. 24 de Outubro até a Av. Independência. Os ônibus do Eixo Anhanguera sairão do corredor exclusivo e dividirão a via com os carros nesse trecho, por isso será proibido estacionar na Av. Anhanguera entre a Rua José Bonifácio e a Avenida Perimetral.
A reforma da Praça A acontece simultaneamente com a do Terminal Padre Pelágio, que fica do outro lado do Eixo. Por conta do espaço maior e distância do centro, não será montado terminal provisório. O mesmo aconteceu com o Terminal Novo Mundo, cuja reforma terminou em janeiro e também gerou críticas dos usuários pela falta de estrutura temporária.
A renovação da Praça A faz parte do projeto de modernização dos seis terminais do Eixo Leste-Oeste. Até agora, só o Terminal Novo Mundo foi entregue. No Terminal Praça da Bíblia, as obras começaram em setembro passado e devem ser concluídas em setembro deste ano. Já o Terminal Dergo, em obras desde março, também tem previsão de entrega até dezembro.
As reformas fazem parte do projeto Nova RMTC, com investimento do Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia e municípios da região. A iniciativa é responsável por manter a tarifa congelada em R$ 4,30 desde 2019 e inclui também a revitalização das estações do Eixo Anhanguera. Das 19 estações, 13 já foram entregues. Das seis restantes, três serão concluídas em maio e as outras até agosto.