Logo GS10

MENU

Últimas Notícias
Noticias em DestaqueÚltimas notícias
Tecnologia

Saiba tudo sobre o Celular Seguro, novo app do governo para bloquear celular roubado

App notifica bancos e operadoras e bloqueia o celular em caso de roubo, furto ou perda. O cadastro e controle será feito através de cadastro no gov.br
Saiba tudo sobre o Celular Seguro, novo app do governo para bloquear celular roubado
Saiba tudo sobre o Celular Seguro, novo app do governo para bloquear celular roubado

Entre as empresas parceiras da nova ferramenta estão bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Inter, Sicredi, Sicoob, Pan, BTG Pactual, XP Investimentos, Safra, Santander e Itaú-Unibanco.

Como o Celular Seguro funciona?

A nova ferramenta é um projeto do Governo Federal com o intuito de inutilizar o aparelho roubado ou perdido e proteger as informações bancárias e pessoais do usuário. Fazendo com que, com o aparelho bloqueado, o criminoso não possa revender ou acessar informações privadas.

Para ter acesso ao aplicativo ou ao site, o usuário precisa estar cadastrado no sistema gov.br. Dentro da ferramenta, o usuário consegue cadastrar uma ou mais pessoas de confiança que poderão realizar o bloqueio e notificação do roubo ou perda do aparelho.

Apesar de todo o bloqueio feito pela ferramenta, isso não dispensa que o usuário do aparelho vá até a delegacia registrar um boletim de ocorrência.

Apesar de o lançamento da ferramenta ter sido hoje (19), o aplicativo ainda não está em operação. No entanto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que o app estará disponível para download a partir do dia 20 de dezembro.

O intuito dos responsáveis pelo projeto é de que, futuramente, mais empresas sejam integradas ao sistema oficial.

Para realizar o bloqueio do celular, é necessário informar o tipo de ocorrência (perda, roubo ou furto), a data, a cidade e o estado do ocorrido. Após a denúncia, um protocolo será gerado para que o usuário possa acompanhar o andamento dos processos de bloqueio.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançará nesta terça-feira (19) o aplicativo "Celular Seguro", que permite que uma pessoa bloqueie seu aparelho celular após um roubo, furto ou perda do aparelho. O aplicativo estará disponível para download no Google Play e na App Store.

Assim que o botão de emergência da ferramenta é acionado, é enviada uma notificação aos bancos, operadoras de telefonia e outras instituições financeiras vinculadas ao aparelho. Após essa notificação, todas as instituições têm até 10 minutos para bloquear todas as contas do usuário, enquanto a Anatel tem um prazo de até 24 horas para bloquear o aparelho e o chip.

O novo projeto tem o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).

Quais empresas já fizeram parceria com o Celular Seguro?

Os interessados que já quiserem aderir ao novo serviço podem realizar o cadastro através do site oficial, disponível para navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge.

Além da notificação e bloqueio do celular, o Celular Seguro também permite que o usuário encontre a localização exata do aparelho. Também existe a opção de fazer logout em sua conta cadastrada no celular e a opção de limpar todo o conteúdo do dispositivo.