SUS disponibilizará terapia hormonal para mulheres no climatério e menopausa
O projeto de lei foi aprovado pelo Senado Federal no dia 28 de fevereiro, e fornecerá o tratamento completo desde o diagnóstico até tratamento psicológico
Arthur Rocha é médico nutrólogo e especialista em reposição hormonal e destaca que é comum ocorrer desequilíbrio hormonal significativo, causando sintomas como redução da libido, secura vaginal, ondas de calor, suores noturnos e mudanças de humor.
- Exames de diagnóstico;
- Exames de acompanhamento;
- Suporte multidisciplinar (médicos de outras especialidades que forem necessários).
O médico também afirma que perante o impacto acarretado pelas mudanças hormonais no dia a dia das mulheres, a terapia hormonal é uma medida importante para reduzir os sintomas desconfortáveis da menopausa.
- Acompanhamento hormonal e não hormonal;
Anteriormente oferecida apenas na saúde particular, agora estará acessível pelo sistema público, beneficiando um maior número de mulheres.
No dia 28 de fevereiro, foi aprovado pelo Senado Federal o Projeto de Lei 3.933/2023 que tem o objetivo de assegurar as mulheres, acesso ao tratamento do climatério e da menopausa pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
- Suporte psicológico;
A proposta também cria a Semana Nacional de Conscientização para Mulheres na Menopausa ou em Climatério, a ser realizada anualmente em março.
Uma fase que pode começar entre os 40 e 65 anos, a menopausa é caracterizada pela última menstruação da mulher, seguida do climatério, a fase entre o período reprodutivo e a fase de pós-menopausa. Segundo o IBGE, cerca de 29 milhões de mulheres no Brasil são afetadas por esse período no Brasil.
LEIA TAMBÉM: Governo de Goiás lança plataforma para controle e fiscalização ambiental
O Projeto de Lei determina que os serviços que devem ser oferecidos às mulheres são:
- Medicação;
O projeto foi apresentado ao Senado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) e agora segue para avaliação final na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o objetivo da proposta é auxiliar e beneficiar mulheres que sofrem de sintomas e problemas relacionados a esse período da vida.